sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Uma nova onda vinda do Brasil….


Menos percussiva que o samba, porém mais complexa harmonicamente, a Bossa Nova surgiu como sendo uma música mais rica, em oposição ao samba das favelas brasileiras.
A bossa nasceu do samba, teve influência do jazz e também de um elemento que normalmente nem é percebido, o silêncio. Como costumava dizer Tom Jobim: "A música é o silêncio que existe entre as notas".
A tristeza e melancolia das letras, a repetição dos ritmos “abolerados” e “sambas-canção”, faz com que a Bossa possua diferentes harmonias, poesias mais simples e novos ritmos. Por isso, Bossa Nova não é só um tipo de música, é um estilo de vida.
De começo, apenas se pretendia criar uma nova maneira de cantar e tocar samba, mas tempos depois da união do ritmo do samba e do música jazzística norte-americana surgiu a Bossa Nova, que se tornou um dos estilos musicais brasileiros mais difundidos em todo o Mundo.
A Bossa transformou a música, e para mim, música é isso, uma coisa em eterna transformação, que recebe boas influências de todos os lados.
Desengane-se quem pensa que fazer este tipo de música é fácil! A sua harmonia diferente, que no fundo é o que torna a Bossa tão especial, é de difícil compreensão e o seu ritmo caracteristicamente brasileiro é de difícil adaptação.
No fundo, esta música abre novos horizontes a qualquer músico erudito. A Bossa Nova não melhor nem pior, é simplesmente uma música completamente diferente de tudo, mais intimista, mais alegre e mais optimista. Em termos pessoais, posso afirmar que ela muito ajuda a perder aquele nervosismo característico que tenho quando piso um palco, uma vez que quando toco este tipo de música, a alegria é uma constante e todos os músicos conseguem alegrar-se e divertirem-se a fazer uma das únicas coisas que nos une a todos, a música. Para mim, que ainda sou jovem a Bossa apresenta uma das melhores formas de me distrair e vou tentando enquadrar-me dentro de algo que não faz parte do mundo erudito ao qual estou tão habituada.
Com afirmou Marcelo de Antas: “A primeira palavra da Bossa Nova foi chega de saudade. A Bossa Nova é uma música feita por jovens, no melhor momento da sua juventude e é também a linguagem jovem que ecoa até os jovens de hoje”.





Vera Silva, a57267
Licenciatura da Música da Universidade do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário