quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Um mundo de Pluralidade Cultural


Um mundo de Pluralidade Cultural
Entendemos por pluralidade cultural a existência de várias culturas, ou seja, pluralidade de religião, de nacionalidade, de cor, etc. E é esta pluralidade cultural (são produzidas pelos grupos sociais ao longo das suas histórias, organização da vida social, relação com o meio e outros grupos, produção de conhecimentos) que enriquece tudo o que nos rodeia, tornando cada ser único.
O pretendido na Pluralidade Cultural não é a marginalização ou divisão de uma sociedade em grupos culturais fechados, mas sim um enriquecimento pela pluralidade de formas de vida, convívio, opções pessoais, bem como o compromisso étnico para uma sociedade mais justa. No entanto, nós não nascemos prontos já a viver, ou seja, precisamos de cuidados e orientação, existindo assim um convívio e aprendizagem com outras pessoas de uma dada cultura, formando assim a nossa personalidade.
Contudo, dentro das sociedades existem relações de desigualdade e dominação (bens materiais, saberes, poder) que impedem o acesso de outros grupos culturais, por isso a pluralidade cultural pode tornar-se um foco constante de conflitos. A tolerância vai permitir manifestar as diferenças de outras culturas mesmo que estas afectem as nossas convicções, no entanto este exercício não se torna propriamente fácil.

O nosso carácter é resultado da nossa conduta (Aristóteles)

Catarina Maria Veloso Fernandes - a56394
Universidade do Minho - Licenciatura em Música
3º Ano

Sem comentários:

Enviar um comentário