terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Ídolos - do Anonimato à Fama


Todos nós conhecemos o programa de televisão “Ídolos”, a versão portuguesa do “American Idol”. Basicamente, este programa de entretenimento é um concurso para encontrar o melhor cantor(a)/artista. O show consiste em 2 etapas: os castings, onde vão sendo eliminados progressivamente os candidatos até chegarem aos 14 finalistas, seguindo-se uma série de galas, para escolher o grande vencedor. O feliz contemplado é escolhido pelo telespectador que, gala após gala vai votando, pelo telefone, pela salvação do seu cantor favorito.
É impressionante a adesão a este tipo de programa. Os milhares de pessoas que estão muitas horas à espera de um casting, onde depois o concorrente tem que mostrar em 10 minutos tudo aquilo que vale, são prova disso. Claro que, de entre muitos castings encontramos tanto vozes de uma qualidade incrível como pessoas que não sabem cantar, mas acham que estão a fazer um brilharete.
A seguir mostro 2 vídeos retirados do youtube. Um de um chamado “cromo” e outro dum vencedor da última edição dos “Ídolos”.





A procura dum talento desconhecido, a realização dum sonho, a passagem do anonimato para a fama é sempre uma experiência cativante e atraente. Aquelas pessoas que são chamadas de “normais”, que faziam a sua vida habitual, de repente são chamadas de figuras públicas, seres que toda a gente conhece, que são capas de revistas, com as suas vidas expostas nos media, que são abordados na rua, que chegam a influenciar a vida de outros e a ser exemplos a seguir. São mesmo considerados ídolos. 
  Mas será esta exposição uma coisa boa? Não passará isto apenas de uma fama instantânea, quase como se de um flash se tratasse?
  Tal como disse Dante Aligheri " A fama que se adquire no mundo não passa de um sopro de vento, que ora vem de uma parte, ora de outra, e assume um nome diferente segundo a direcção de onde sopra". 

  Natália Ferreira – a57257

Sem comentários:

Enviar um comentário