segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O Fenómeno YouTube!

Nos dias de hoje rara deve ser a pessoa que não teve o prazer de vaguear horas e horas pelo famoso site YouTube. Lançado em 2005, o YouTube permite a visualização de videos em formato Adobe Flash, sendo possível poder fazer o upload de qualquer vídeo (excepto material protegidos por copyright). 

Talvez por causa da sua facilidade de visionamento e por todo o conteúdo que por lá podemos encontrar, o YouTube é um verdadeiro sucesso deste nosso início de Século, e que promete durar por muito tempo.

Graças a simples vídeos, tem sido muitas as pessoas a receber dinheiro e, inclusive, ficarem mundialmente famosas. 

Um exemplo muito recente tem sido o ídolo adolescente Justin Bieber, que colocava videos seus a cantar e que após milhões de visualizações, ganhou um contrato com uma editora e o tornou-se num verdadeiro num sucesso. http://www.youtube.com/watch?v=eQOFRZ1wNLw.

Igualamente temos o caso de Susan Boyle, que após a colocação da sua prestção num concurso televisivo, fez jus à expressão “fenomeno mundial”.

Em Portugal, temos um caso semelhante, apesar de dimensões mais pequenas. Mia Rose e a sua guitarra chamaram atenção dos jovens visualizadores, que a catapultaram para a famahttp://www.youtube.com/watch?v=QmDR5SrKtt0&feature=channel_video_title


Para não falar de enormes talentos noutras areas. Um dos videos mais vistos do YouTube pertence a Judson Laipply, um “stand-up comic” que protagonizou a mais maluca sequencia de danças das mais variadas épocas.

O sem-abrigo com uma voz preciosa para a rádio fascinou todos aqueles que visualizou o video. Apenas um ano depois, tornou-se dono de uma casa e voz oficial da New England Cable News.

Mas claro que não podíamos esquecer as longas horas de entretenimento que poderemos ocupar no YouTube. Simples sustos, pessoas e animais tresloucados, com muitas quedas e acidentes á mistura, fazem parte do quotidiano de uploads do site. Ora vejamos vários exemplos:


Um pequeno ensinamento!

O Olhar do pequeno Diabo

Ups!

Traição Animal

Bando de gatos marados!

Sem esquecer o amoroso espirro do pequeno panda!

Estes vídeos são apenas uma minúscula parte daquilo que podemos encontrar no Youtube. Cerca de trinta milhões de vídeos são vistos e cerca de 20 mil inseridos diariamente pelos utilizadores. O YouTube é certamente uma mais valia, por criar uma nova forma para milhões de pessoas entreteram-se, educarem-se e chocarem-se de uma maneira nunca antes vista. Concluo assim que esta é mesmo uma nova vertente da nossa cultura, onde tudo está acessivel através de uma pequeno clique no play.

Carla Ferreira
Nº59800
3º Ano - Música

Sem comentários:

Enviar um comentário