segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Música como Entretenimento e Influência Cultural

Até que ponto a música entretém massas e influencia culturalmente uma sociedade?
Quando coloco um CD no meu carro ou em casa durante um jantar com amigos, o meu objectivo principal é precisamente o de me entreter enquanto janto ou conduzo. Não posso dizer que me sinto culturalmente influenciado por aquilo que estou a ouvir, agora fico mais bem disposto, ou não, com aquela música. Ela desperta em mim algo que vai influenciar o meu estado de espírito naquele momento. Para mim a função de entreter passa por isto.
Quando é que a música influência uma sociedade a adoptar um estilo de vida e de certo modo "criar" a sua própria sociedade?
Eu já assisti a alguns concertos musicais de géneros bastante distintos que vão desde o Heavy Metal até à música erudita e o público presente nestes concertos é bastante diferente. Por exemplo, se vamos assistir a uma Sinfonia de Beethoven sabemos, à partida que quem irá assistir a este espectáculo será gente com uma imagem mais cuidada, no sentido de se preocupar com o que vai vestir, como vão penteados, etc. Resumindo embora não se vistam assim no dia a dia, para aquela ocasião vão arranjar-se de acordo com o evento.
Já se assistirmos a um concerto de Marilyn Manson (mais Hard Rock que Heavy Metal), encontramos gente que, apesar de terem uma imagem cuidada para aquele concerto, maioritariamente são pessoas que já demonstram essa imagem no dia a dia. Eu conheço muitas pessoas que são aficionadas pelo Heavy Metal e adoptaram o seu estilo de vida, nomeadamente na imagem que apresentam com o cabelo, roupa, acessórios, etc. Falei destes géneros musicais mas podia falar de muitos outros, apenas acho que estes dois exemplos são bastantes distintos entre si e fáceis de demonstrar o meu ponto de vista.


Daniel Lemos
3º Ano da Licenciatura em Música da Universidade do Minho
N: A59509

Sem comentários:

Enviar um comentário