segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

As Bandas Filarmónicas na Sociedade

Inspiradas nos ideais liberais e da fraternidade, as Filarmónicas nasceram para democratizar a instrução musical e elevar o nível cultural das pessoas, contribuindo assim para um enriquecimento cultural da sociedade.
Em bom rigor, elas são para muitos a única forma de contacto directo com o ensino musical, quer devido à impossibilidade financeira dos mesmos, quer devido à lacuna ainda existente em muitas zonas do país a nível de escolas de ensino musical oficial, como o são por exemplo as Academias e Conservatórios.
Apesar de tudo isto, as bandas filarmónicas são cada vez mais desvalorizadas culturalmente, muitas vezes até por pessoas ligadas ao meio musical, tendo mesmo uma enorme percentagem destas tido o seu primeiro contacto musical nas Filarmónicas. Não posso senão mostrar o meu desagrado para com esta situação! As Bandas Filarmónicas são um grande impulsionador da música no nosso país e o mérito pelo trabalho que de forma geral desenvolvem deveria ser reconhecido por todos, tanto por profissionais de música como por amadores, ou simplesmente apreciadores.
Aos críticos e aos apreciadores, aqui fica uma amostra do resultado alcançado pelo trabalho exercido nas Bandas Filarmónicas, enriquecedor ímpar da cultura musical em Portugal.

Rúben Henriques, a59802

Sem comentários:

Enviar um comentário