segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Mnozil Brass: o outro lado da coisa!

Conheci os Mnozil Brass com os meus 15/16 anos, e desde então não pude deixar de acompanhar o grupo. O vídeo mais famoso é "Bohemian Raphsody", dos Queen, e perdoa-me Freddy, mas estas criaturas não te ficam nada atrás. Foram impulsionados por esta obra, o que, por outro lado, impediu o pessoal de abrir a mente a outros vídeos nunca piores que este, como é o caso do William Tell Overture, Hungarian Schnapsodie, Slow Motion, Lonley Boy, entre outros, que são de visualização obrigatória para quem tiver curiosidade no que estou a falar. São vídeos de poucos minutos, e que não damos pelo tempo passar! Para quem quiser rir, procurem por "Mnozil Brass Tour Japan 2009"! :)
Os Mnozil Brass são um septeto de metais Austríaco, cujos elementos (todos graduados na "Vienna College of Music"!!) conheceram-se enquanto tocavam num pub chamado Mnozil (daí o nome), e a sua música é caracterizada por um forte humor tipicamente Austríco, aproximado do "jet black". Grandes virtuosos estes senhores... conseguem fazer "caricaturas" de canções populares alemãs, americanas, música pop ao mais alto nível. Este grupo de senhores, vestidos de forma caricata, conseguem convencer o público de que fazer boa música não tem nada a ver com coisa séria!! Fazem teatro, dançam, tocam, dramatizam, cantam... e encantam! ;) 

É complicado fazer-vos perceber o quanto este grupo resulta no mercado, e no mundo da música (que é quase a mesma coisa!)... no entanto, é impossível até um leigo ver um espetáculo ao vivo e não se aperceber do talento dos músicos, e da qualidade musical que proporcionam. Queria deixar aqui uma pequena motivação para músicos e não-músicos, mas principalmente para os músicos que interpretam os instrumentos de metais como sendo "barulhentos" e "grosseiros"... Meus Caros, parem de olhar para os vossos umbigos, e percebam que não há melhor junção de timbres, dinâmicas e efeitos do que um grupo de metais. Se procuram um grupo mais elitista, com mais qualidade de reportório e musical, procurem pelos German Brass (com muita música de Bach gravada!), ou pelos Canadian Brass, ou mesmo os espanhóis Spanish Brass. Com os Mnozil, conseguem algo um pouco alternativo ao Classicismo do dia a dia. Mas contrário do que pensam, estes instrumentos também conseguem fazer a dinâmica piano, e por vezes, com melhor qualidade que muitos outros instrumentos, e com dificuldades acrescidas que por vezes não se imaginam nem valorizam. Não me venham com tretas de que não há ninguém nos instrumentos de metal como o Paganini no violino, porque há. A questão é querer ver. E quem vê, quer ver...


Alexandra Duarte - A57276
Licenciatura em Música - UMinho

Sem comentários:

Enviar um comentário