Este trabalho surge no âmbito da
disciplina de Sociologia da arte, da licenciatura em música da universidade do
Minho. Tem como principal propósito, mostrar a forte interinfluência entre a
música e a pintura, e estimular uma reflexão sobre
como a aproximação das duas artes, através da procura de analogias, de
estabelecimento de equivalências entre o acústico e o visual, leva a uma convergência
de tal maneira íntima entre si.
A escolha do tema, surge no
seguimento de estar a trabalhar a obra “Quadros de uma exposição” de
Mussorgsky, na disciplina de música de câmara, e considerar fenomenal o
encontro entre as duas artes, nesta obra.
Viktor Hartmann (1834-1873) Modest Petrovich Mussorgsky (1839-1881)
Quadros de uma exposição descreve, em metáforas, através das notas
do piano um passeio pela exposição de quadros, tendo os temas como guia.
A obra, explora a corrente folclórica russa e o estilo de piano é
inovador em sua austeridade e ausência de tessitura. Composta numa época em que
o piano era explorado como instrumento virtuosístico, permaneceu praticamente
ignorada por vários anos. Mais tarde alguns compositores, nomeadamente Claude
Debussy (admirador confesso de
Mussorgsky) dedicou-se ao estudo desta suíte.
Apresenta um carácter singular, sendo uma das mais originais criações que
o romantismo deu a este instrumento.
Juntamente com Debussy, em muito contribuiu para a consagração da
obra e popularidade póstuma de
Mussorgsky, o apoio de outro russo, o maestro Sergei Koussevitzky. Koussevitzky,
encomendou ao francês Maurice Ravel uma nova orquestração para a obra, que em
1922 faz uma transposição exacta do espírito da obra, com total fidelidade à
partitura original, aliando à profundidade criadora de Mussorgsky a genialidade
orquestradora, sobejamente reconhecida, de MauriceRavel.
As
obras artísticas, sobreviventes, de Hartmann que foram usadas, por Mussorgsky como inspiração na
montagem da sua suite, seus andamentos e links para audição :
A obra estrutura-se da seguinte
forma:
- ”Promenade” – Introdução – Allegro giusto, nel modo russico, senza allegrezza, ma poco sostenuto.
- ”Gnomus” (Gnomo) – Sempre Vivo.
- ”Promenade” – Moderato comodo assai e con delicatezza.
- ”Il Vecchio Castello” (O Castelo Medieval) – Andante molto cantabile e con dolore.
Este
andamento foi inspirado tendo como base uma representação de um castelo
italiano.
- ”Promenade” – Moderato non tanto, pesante.
- ”Tuileries” (Tulherias) – Allegretto non troppo, cappricioso.
Imagens
de Hartmann, o “Jardin des Tuileries”, perto do Louvre, em Paris. Crianças a
discutir e a brincar no jardim foram provavelmente adicionadas pelo artista.
- ”Bydlo” (Carro de Bois) – Sempre moderato, pensante.
Comentário de Stasov: "Um
carrinho polonês de enormes rodas, puxadas por bois."
- ”Promenade” – Tranquillo.
- ”Ballet des Petits Poussins dans leurs Coques” – Schernizo.
Hartmann desenhou 17
trajes e cenografia para o balé Trilby, quatro dos quais subsistem.
- Two Jews, one rich and the other poor -”Samuel Goldenberg et Schmuyle” – Andante grave, energico.
Mostram "um judeu
rico, vestindo um chapéu de pele: Sandomir" e "pobre Sandomir
judeu". Este foi um andamento na suíte que o compositor não deu um título e por algum tempo, era conhecido
apenas como "dois judeus poloneses". Hartmann aparentemente tinha
feito outro desenho intitulado Samuel Goldenburg e Schmuyle. Especula-se que o
compositor amigo e patrono Vladimir Stassov
por enganado, colocou este quadro como inspiração para o andamento e
deu o nome após a morte de Mussorgsky.
- ”Promenade” – Allegro giusto, nel modo russico, poco sostenuto.
http://www.youtube.com/watch?v=HCjSziOqi28 Até 1:18segundos.
- ”Limoges, Le Marché” (O Mercado em Limoges) - Allegretto vivo, sempre scherzando.
Limoges
é uma cidade da França central.Mussorgsky originalmente descreveu uma discussão
no mercado…
- ”Catacombs, Sepulcrum Romanum” (Catacumbas, Sepulcro Romano) – Largo.
Este é um auto-retrato
do autor nas catacumbas romanas sob as ruas de Paris. No catálogo da exposição
lê-se: “interior das catacumbas de Paris, com figuras de Hartmann, o arquitecto
Kenel e o guia com uma lâmpada.”
- "Cum Mortuis in Língua Mortua" (Com os Mortos em Língua Morta) - Andante non troppo, com lamento.
- ”La Cabane de Baba-Yaga sur de Pattes de Poule” (A Cabana de Baba-Yaga sobre Patas de Galinha) – Allegro com brio, feroce. Andante mosso. Allegro molto.
Design
de Hartmann para um relógio de bronze, a morada da feiticeira Baba Yaga.
- ”La Grande Porte de Kiev” (A Grande Porta de Kiev) – Allegro alla breve. Maestoso. Con grandezza.
A grande porta de kiev, um dos exemplos
mais conseguidos do programatismo musical, ao retratar com tanta precisão a
magnificência de uma construção arquitectónica.
Link
para um exemplo da orquestração de Maurice Ravel de “Os quadros de uma Exposição”. http://www.youtube.com/watch?v=JSc6y4nLTyE
O
presente trabalho pretendeu, de certa forma, apresentar duas artes reunidas, a correspondência entre dois sentidos, a visão e
o som. Uma interinfluência entre a música e pintura.
Bibliografia:
ENCICLOPÉDIA
SALVAT DOS GRANDES COMPOSITORES. Volume 4/5: Publicações Alfa, 1983
SADIE,
Stanley - The new grove dictionary of music and musicians. Volume 12:
Macnillan Publishers Limited, 1980
Alberto José Rocha Barros – A66254
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