segunda-feira, 18 de junho de 2012


Homogeneidade do Romantismo nas Artes


 O Romantismo foi um movimento artístico e filosófico que teve origem no final do século XVIII, permanecendo por quase todo o século XIX na Europa.

Representou mudanças no plano individual, destacando a personalidade, a sensibilidade, a emoção e os valores interiores, caracterizando uma visão de mundo contrária ao racionalismo, que marcou o período neoclássico e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.

A busca pelo exótico, pelo inóspito e pelo selvagem formaria outra característica fundamental do Romantismo. Exaltavam-se as sensações extremas, os paraísos artificiais, a natureza em seu aspecto mais bruto. Lançar-se em "aventuras" ao embarcar em navios com destino aos pólos, por exemplo, tornou-se uma forma de inspiração para alguns artistas. 

O pintor Inglês William Turner reflectiu este espírito em obras como “Mar em tempestade” onde o retrato de um fenómeno da Natureza é usado como forma de atingir os sentimentos supracitados.

As primeiras manifestações românticas na pintura ocorreram quando Francisco Goya passa a pintar depois de começar a perder a audição. Um quadro de temática neoclássica como Saturno devorando seus filhos, por exemplo, apresenta uma série de emoções para o espectador que o fazem sentir inseguro e angustiado. Goya cria um jogo de luz-e-sombra, linhas de composição diagonais e pinceladas "grosseiras" de forma a acentuar a situação dramática representada.

O Francês Eugène Delacroix é considerado um pintor romântico por excelência. Sua tela A Liberdade guiando o povo reúne o vigor e o ideal românticos em uma obra que se estrutura em um turbilhão de formas. O tema é ‘os revolucionários de 1830 guiados pelo espírito da Liberdade’ (retratados por uma mulher carregando a bandeira da França). O artista coloca-se metaforicamente como um revolucionário ao se retratar em um personagem da turba, apesar de olhar com uma certa reserva para os acontecimentos (reflectindo a influência burguesa no romantismo).

O Romantismo surge na literatura quando os escritores trocam o mecenato aristocrático pelo editor, precisando assim cativar um público leitor. Esse público estará entre os pequenos burgueses, que não estavam ligados aos valores literários clássicos e, por isso, apreciariam mais a emoção do que a subtileza das formas do período anterior.
Foi através da poesia lírica que o romantismo ganhou formato na literatura dos séculos XVIII e XIX. Os poetas românticos usavam e abusavam das metáforas, palavras estrangeiras, frases directas e comparações. Os principais temas abordados eram: amores platónicos, acontecimentos históricos nacionais, a morte e seus mistérios. As principais obras românticas são: Cantos e Inocência do poeta inglês William Blake, Os Sofrimentos do Jovem Werther e Fausto do alemão Goethe, Baladas Líricas do inglês William Wordsworth e diversas poesias de Lord Byron. Na França, destaca-se Os Miseráveis de Victor Hugo e Os Três Mosqueteiros de Alexandre Dumas.
Na Dramaturgia o romantismo manifesta-se valorizando a religiosidade, o individualismo, o quotidiano, a subjectividade e a obra de William Shakespeare. Os dois dramaturgos mais conhecidos desta época foram Goethe e Friedrich von Schiller. Victor Hugo também merece destaque, pois levou várias inovações ao teatro. Em Portugal, podemos destacar o teatro de Almeida Garrett.
Na Música ocorre a valorização da liberdade de expressão, das emoções e a utilização de todos os recursos da orquestra. Os assuntos de cunho popular, folclórico e nacionalista ganham importância nas músicas.
As primeiras evidências do romantismo na música aparecem com Beethoven. Suas sinfonias, a partir da terceira sinfonia, revelam uma música com temática profundamente pessoal e interiorizada, assim como algumas de suas sonatas para piano também, entre as quais é possível citar a Sonata Patética. Outros compositores como Chopin, Tchaikovsky, Felix Mendelssohn, Liszt, Grieg e Brahms levaram ainda mais adiante o ideal romântico de Beethoven, deixando o rigor formal do Classicismo para escreverem músicas mais de acordo com suas emoções.
A Arquitectura do romantismo foi marcada por elementos contraditórios, fazendo dessa forma de expressão algo menos expressivo.
Entre os arquitectos mais reconhecidos desse período destacam-se Garnier, responsável pelo teatro da Ópera de Paris; Barry e Puguin, que reconstruíram o Parlamento de Londres; e Waesemann, na Alemanha, responsável pelo distrito neogótico de Berlim. Na Espanha deu-se um renascimento curioso da arte mudéjar na construção de conventos e igrejas, e na Inglaterra surgiu o chamado neogótico hindu.
Em suma, a arte romântica demonstrou grande importância, mesmo que indirectamente, em todas as vertentes artísticas, sendo possível observar até hoje características de seu movimento nas pinturas, na literatura, e até mesmo no pensamento colectivo, na difusão de suas ideias, e enfim, na arte de viver.







                                                                                                                                José Pereira
                                                                                                                                 a65968  

















Sem comentários:

Enviar um comentário