sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Lady Gaga e Madonna - As artistas predadoras

Actualmente vivemos sob um mundo de artistas que arrastam multidões, artistas que com as suas inovações, com a sua música ou arte, provocam uma verdadeira revolução musical.
Uma das artistas mais faladas e conhecidas do momento é Lady Gaga, aquela de quem todos falam, aquela que todos desejam perceber, aquela que nos faz ansiar pelo próximo álbum, pelas próximas ideias fora do comum.
O termo que a melhor define é a excentricidade pois Lady Gaga não é apenas uma artista que criou uma moda que passou pelas nossas vidas levemente. Esta artista consolidou-se no mundo da música e parece ter vindo para ficar.


É o verdadeiro fenómeno mundial. Acima de tudo, Gaga pretende revelar-se como um símbolo sexual, uma verdadeira predadora tal como em tempos Madonna se iniciou neste campo. 



A música de Madonna e os seus videoclips com cariz sexuais, revolucionaram por completo os anos 80 e 90- Madonna foi quase sempre elogiada pela crítica pelas suas produções musicais diversificadas que servem ao mesmo tempo como meio de chamar atenção para controvérsias religiosas e sexuais.


Podemos de facto, comparar estas duas figuras musicais mas, no entanto, elas representam objectivos diferentes em momentos diferentes. Talvez para Madonna tenha sido mais difícil implementar as suas ideias mais controversas e mostrar a figura da mulher como um símbolo sexual pois eram anos mais conservadores e as mentes dos ouvintes de música ainda não estavam preparadas para semelhante revolucionamento. Madonna significou uma revolução musical e sexual e até ao seu aparecimento não existiu ninguém como ela. A Lady GaGa impressiona actualmente, mas não revolucionou simplesmente a forma de se fazer música Pop, simplesmente acrescentou atitudes diferentes e uma personalidade muito vincada criando conceitos interessantes para os seus vídeos.


As suas roupas são extremamente provocantes e principalmente muito incomuns e estranhas. Como sabemos, a estranheza é sempre nova para o público e ainda mais curiosidade gera. Assim, Lady Gaga consegue prender o público pois deixa-o sempre na perspectiva do que virá a seguir.





O principal objectivo de Gaga será no sobretudo "prender" o público masculino, seduzir...


O seu videoclip "Bad Romance" revela-a inicialmente como uma figura que está a ser controlada por uma homem, mas se assistirmos até ao fim, vemos que quem acaba com o poder todo é ela.


Em "Paparazzi" exactamente a mesma coisa: inicia-se com uma espécie de declaração de amor mas mal descobre que foi enganada, mostra quem ganha, e acaba finalmente com a vida daquele que a enganou: novamente o elemento masculino.





Madonna com "Like a Virgin" adquiriu amantes e grandes críticos da sua música. Dedicou este single a todas as virgens do mundo. Pareceu neste vídeo adoptar uma posição mais delicada que depressa fugiu com o aparecimento da canção "Material Girl" que apelidou Madonna até aos dias de hoje. Neste vídeo, esta artista aparece constantemente rodeada por homens e é ela a figura principal. Imita neste videoclip a famosa "Marilyn Monroe" da cena do filme "Os homens preferem as loiras".







Concluindo, podemos reparar que ambas as artistas supra citadas atingiram um sucesso descomunal, sendo por vezes comparadas e, muitas das vezes chega a dizer-se que Gaga copia o estilo de Madonna como podemos ver no vídeo abaixo. 




No entanto, ambas representam aquilo que o público procura e idolatra.
Sabem exactamente como atrair as suas "presas" e obter sucesso por todos os singles que lançam, por todas as modas que iniciam.

                                                                                                                
Cátia Gonçalves
    nº 57265

Sem comentários:

Enviar um comentário