O objectivo deste trabalho é identificar e reflectir sobre as relações entre professor e aluno com o fim de contribuir para o processo ensino/aprendizagem, através da identificação de pontos relevantes, nas concepções, que possam estimular professor e aluno para uma convivência de afectividade no processo educativo, levando-os a uma educação de qualidade. Pretende-se a partir desta imagem caricaturada, mas completamente ilustrativa da sociedade, Identificar a evolução, não só da relação professor/aluno mas também do modo como a cultura e a sociedade de uma forma interligada contribuíram para a evolução ou involução, da prática educativa que como se sabe é de primordial importância para a respectiva evolução educando/cidadão. Toda a problemática aqui estampada reflecte um inquietante estado da Sociedade, que para melhor ser entendido e discutido, completou-se com as pequenas frases que a seguir reproduzo e que, apesar de ácidas e discutíveis, pretendem exactamente ser, discutidas, negadas e até completadas. Por tudo isto, acho que vale a pena o esforço de todos participarem nesta discussão.
Os professores eram uma referência, uma autoridade.
Os alunos são os patrões.
Os professores ameaçavam e batiam.
Os professores são ameaçados e agredidos
Os professores avaliavam
Os professores só reprovam em último caso e o aluno sabe disso.
Os professores faziam da assiduidade e pontualidade um ponto de honra.
Os professores estão quase sempre sozinhos nas salas de aula.
O governo pagava, o professor ensinava, o aluno aprendia.
O governo finge que paga, o professor finge que ensina, o aluno finge que aprende.
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José Marques
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